O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
O mercado criou conceitos e dogmas que rotulam os produtos inox com falsas afirmações e mitos que representam o principal impedimento para o crescente desempenho. O que tem maior apelo mercadológico está relacionado ao custo do aço inox, considerado mais caro em comparação com outros produtos aplicados na construção civil. Essa análise errônea não leva em consideração a relação entre custo e benefício do produto. Quando todos os custos ao longo do ciclo de vida da obra são considerados, o aço inoxidável é a opção de material mais viável.
A durabilidade ao longo do tempo e os menores custos de manutenção, quando comparados aos materiais alternativos, constituem os fatores decisivos para que o valor inicial seja diluído, assegurando a viabilidade econômica do projeto. Soluções duráveis exigem materiais de alta performance ao longo da vida do projeto, capazes de atender preocupações ambientais com custo adequado, segurança e confiabilidade. Os aços inoxidáveis pela comprovada performance atendem a esses requisitos.
Alta resistência à corrosão
Resistência mecânica adequada
Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
Aparência higiênica
Material inerte
Facilidade de conformação
Facilidade de união
Resistência a altas temperaturas
Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C)
Resistência às variações bruscas de temperatura
Acabamentos superficiais e formas variadas
Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
Relação custo/benefício favorável
Baixo custo de manutenção
Material reciclável